Arade em Transição

Autores: Ana Nunes, Mathilde Mira, Lesley Martin e Martin Owen (Grupo de Lagoa em Transição e grupo Monchique em Transição da associação ambiental A Nossa Terra)

Resumo:

Cidades em Transição
O movimento de transição começou em 2005, na Irlanda, como uma resposta localizada face aos desafios globais provocados pelo Pico do Petróleo e as Mudanças Climáticas. Foi galardoado com o Prémio CESE da Sociedade Civil Europeia, por trabalhar em função de um futuro socialmente justo com uma baixa emissão de carbono.
O Pico do Petróleo e as Alterações Climáticas são realidades que nós teremos de enfrentar num futuro não muito distante. Podemos optar por fechar os olhos ou podemos assumir a responsabilidade e começar a nós preparar para essas mudanças. Entende-se por Transição a criação dessa mesma resiliência através da construção (e reconstrução) da comunidade, fomentando a segurança alimentar local, honrando habilidades e conhecimentos locais, gerando empregos locais e promovendo, a pequena escala, soluções energéticas sustentáveis. É, acima de tudo, a criação de um estilo de vida mais sustentável. Neste momento há dois grupos ativos na bacia do Arade.
Lagoa em Transição
Este grupo possui um plano direcionado para a educação e conscientização da população de Lagoa, de forma a apresentar alternativas ecológicas e sustentáveis que poderão melhorar e mudar o modo de vida das pessoas.
É importante que exista uma conexão e partilha de ideias e experiências entre os participantes desta comunidade e os demais interessados. O plano de eventos integra mostras de filmes, apresentações públicas e debates de ideias. O lema deste grupo é “Sê a mudança que queres ver em Lagoa”.
Monchique em Transição
Iniciativa criada em 2012, em Monchique, por um grupo da associação ambiental A Nossa Terra. É constituído por três grupos de trabalho relacionados com: a economia; a cultura; e a produção alimentar local. O grupo já criou duas hortas comunitárias, em regime de produção biológica, e promove colheitas comunais e a venda de produtos agrícolas no mercado municipal. Existe ainda um sistema de troca de bens e serviços.

NTerraweb