O Projecto das Paletes: Uma experiência de Educação para o Empreendedorismo na Educação Especial

Autores: Isabel Quirino, Paula Maia e Nuno Brito (Escola Secundária Poeta António Aleixo / Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo)

Resumo:

Nas últimas décadas tem vindo a consolidar-se a ideia de que as escolas devem assumir a promoção do empreendedorismo como uma área de actuação primordial, sendo consensual que a intervenção deve ser disponibilizada a todos os indivíduos, através de programas adequados às características específicas das distintas populações que hoje frequentam a escola (EC, 2012).
Na presente comunicação apresenta-se um programa de intervenção destinado a um grupo de jovens a frequentar o ensino secundário na modalidade Educação Especial, com currículo específico individual ao abrigo do decreto-lei nº 3/2008 (um caso de autismo, um caso de mutismo selectivo, sete casos de deficiência intelectual; sete rapazes e duas raparigas; idades entre os 16 e os 19 anos). O programa foi desenhado pelo Serviço de Psicologia e Orientação e pelo grupo de docentes de Educação Especial da Escola Secundária Poeta António Aleixo, Portimão, com base nas metodologias da aprendizagem experiencial, envolvendo a colaboração entre a escola e diferentes entidades da comunidade.
Foi criada uma mini-empresa de transformação de paletes com o objectivo de promover o desenvolvimento de competências facilitadoras da transição para a vida adulta e para o mundo do trabalho: autonomia, iniciativa e sentido de responsabilidade, capacidade de trabalho e organização pessoal, conhecimento de si e do meio, competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, trabalho em equipa, persistência.
São apresentados os dados relativos à monitorização do projecto e discute-se o seu contributo para a construção de modelos compreensivos de intervenção que promovam a empregabilidade dos jovens com necessidades específicas de educação.