Vela Solidária: Promover o Sucesso Escolar através do Envolvimento dos Alunos na Escola

Autores: Luís Brito (Vela Solidária / Teia D’Impulsos) e Isabel Quirino (Escola Secundária Poeta António Aleixo / Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo)

Resumo:

O conceito de Envolvimento dos Alunos na Escola (school engagement) tem vindo a merecer um interesse crescente na comunidade científica internacional, sendo muitos os educadores e investigadores que o identificam como uma solução para problemas como a indisciplina, a delinquência, o baixo desempenho escolar, o absentismo e o abandono escolar (Veiga, 2012). Numa perspectiva integrada, o envolvimento dos alunos na escola é representado como um conceito multidimensional e complexo, que mobiliza dimensões afectivas, comportamentais e cognitivas, e que se relaciona com múltiplos factores de natureza pessoal e contextual. Na literatura tem sido utilizado, por exemplo, em estudos que procuram compreender o insucesso e o abandono escolares, bem como medida da eficácia de intervenções destinadas a promover o sucesso escolar (OCDE, 2002; PISA, 2012).
Na presente comunicação poster, apresenta-se uma experiência desenvolvida ao abrigo de protocolo entre o projecto da Vela Solidária, promovido pela Associação Teia d’Impulsos, e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo no ano lectivo 2014/2015, enquadrada no Projecto EMA – Estímulo à Melhoria das Aprendizagens no Ensino Profissional (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian). Entre Fevereiro e Junho de 2016, aos jovens alunos do 1º ano do Curso de Segurança e Salvamento em Meio Aquático foram proporcionadas actividades semanais de Vela, sob orientação dos monitores da Vela Solidária. Estas atividades apresentavam como objectivos não só o desenvolvimento das competências desportivas associadas à modalidade Vela como, principalmente, o desenvolvimento dos atributos e qualidades pessoais essenciais ao envolvimento dos alunos na escola – nomeadamente nas dimensões afectiva (sentimento de pertença, interesse e prazer pela aprendizagem e pela vida escolar), cognitiva (auto-conceito, percepção de auto-eficácia) e comportamental (participação plena na vida escolar, esforço e persistência perante obstáculos).
São apresentados os resultados observados, discutindo-se a pertinência da colaboração entre a escola e entidades da comunidade educativa alargada e, em particular, o interesse das actividades desenvolvidas pelo projecto da Vela Solidária na promoção do sucesso escolar no ensino secundário.