Caracterização sazonal da qualidade da água no Baixo Estuário do Arade

Autores: Cátia Correia, Alexandra Cravo e José Jacob  (CIMA, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve)

Resumo:

Os estuários representam sistemas de transição entre os ambientes de água doce e marinhos. Estes proporcionam importantes habitats para a vida aquática e de proteção para muitas espécies. No entanto, são também sistemas muito afetados por pressão antropogénica. O Arade, é o segundo principal rio da costa algarvia. A sua zona estuarina é de grande importância, mas encontra-se deficitariamente estudada do ponto de vista físico-químico, o que motivou a realização deste trabalho. Os principais objetivos deste trabalho foram: 1) estudar a variabilidade de vários parâmetros físico-químicos do baixo estuário, em função dum gradiente espacial e das diferentes estações do ano; 2) estimar as concentrações dos nutrientes no rio Arade e 3) avaliar o estado trófico do baixo estuário do Arade.
Os resultados mostram uma forte variabilidade ao longo do estuário e das estações do ano. Espacialmente, as concentrações dos nutrientes aumentaram para montante, devido à maior contribuição de água doce mais rica neste tipo de compostos. No entanto, os dados também revelam que ao longo do estuário, existem outras fontes de entrada de nutrientes. Sazonalmente, os valores mais elevados de nutrientes foram encontrados na campanha de inverno, por influência de escorrência após um período de precipitação forte, enquanto os mais baixos na campanha de outono, por influência do maior crescimento do fitoplâncton. Nas quatro estações do ano, houve predominância de população fitoplanctónica jovem. Dos nutrientes de azoto, o nitrato foi dominante, mostrando o fósforo como o elemento limitante, o que é típico de zonas estuarinas.
Dos processos analisados, a mistura de massas de água do rio e do mar foi o mais importante para explicar a variabilidade dos resultados. Estes dados mostraram ainda que o Rio Arade aresenta alguma contaminação a nível de nitrato. Quanto ao estado trófico o estuário a qualidade da água mostrou-se Muito Boa a Moderada, com alguns locais mais problemáticos a montante.