Comércio local: como gerar negócios através da internet

Autor: Bruno José (Agência Pensar Digital)

Resumo:

As novas tecnologias tiveram um grande impacto na sociedade e vieram transformar a forma como pensamos e interagimos com o mundo à nossa volta, afectando assim todos os aspectos da vida humana (trabalho, relacionamento, educação, entretenimento, etc.).

Estas mudanças levaram o marketing a integrar o digital e está também a obrigar as empresas a evoluir para o digital, a repensar os modelos de negócios, a actualizar processos de trabalho e a tirar partido das tecnologias para que se possa acompanhar a tendência do público-alvo.

Actualmente, as pessoas estão constantemente “ligadas” à internet, seja através do smartphone enquanto espera numa fila ou no computador enquanto está a ver televisão. Tornou-se um impulso utilizar o Google para pesquisar sobre um filme e as redes sociais para saber o que outras pessoas dizem sobre uma marca, produto ou serviço.

Perante este cenário, e independentemente da dimensão das empresas, os empresários e empreendedores locais são convidados a reflectir sobre a transformação digital dos seus negócios e se estes estão preparados para competir no mercado digital.

Nos dias de hoje, a presença online de uma marca é um factor determinante para o crescimento e sucesso das empresas, estando pelo menos relacionada com um site, blog, redes sociais ou email. A combinação destas tecnologias/plataformas são a base para o desenvolvimento de estratégias digitais de marketing, tendo como objectivo tornar os negócios mais competitivos, alcançar novos mercados e conquistar novos clientes.