Vela Solidária

Autores: Cândida Rocha Pereira (voluntária do projecto Vela Solidária)

Resumo:

A Vela Solidária é um projecto de cariz social que utiliza a prática da vela como ferramenta facilitadora para elevar os níveis de socialização, tolerância, auto-estima e comunicação dos seus beneficiários, contribuindo para a construção de objectivos de vida e superação. É ainda uma excelente ferramenta na valorização da qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência, para além de elevar a mobilidade e autonomia, bem como, desempenhar um papel de relevância na estimulação cognitiva.

A Vela Solidária desenvolve actividades para as seguintes instituições e grupos de beneficiários: Casa da Nossa Senhora da Conceição; Lar de Jovens Bom Samaritano; Lar de Jovens de Lagos; Projeto Escolhas – FLICK Faro; Turma de Currículos Alternativos da Escola Secundária Poeta António Aleixo; AAPACDM Faro; Existir Loulé, entre outras.

A Vela Solidária desenvolve as suas actividades em Portimão desde o início de 2011 e em Lagos desde final de 2012. A 23 de Março de 2014 iniciámos actividades em Lisboa – “Terra Incógnita” e em Abril de 2014, encetou o Pólo da Vela Solidária na cidade do Porto- “BB Douro”.

Para além da prática, a equipa técnica da Vela Solidária, identificou na comunidade, a necessidade de formar e sensibilizar outros técnicos, professores e cuidadores, para os benefícios da prática desportiva adaptada, tendo encetado um ciclo de Formações, em 2015, ainda a decorrer – “Actividade Física Acessível”